Atividades em Juerana abrem comemorações pelo mês das crianças em Ilhéus
A chegada da Biblioteca Itinerante à Vila Juerana, litoral norte de Ilhéus, marcou o início dos eventos do mês da criança promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Com uma grande participação das crianças da comunidade, a Biblioteca Itinerante funcionou, nesta terça-feira, dia 8, na Escola nucleada Aritaguá II, com atividades como leituras feitas pelos meninos e meninas e uma sessão com uma contadora de estórias, além da distribuição de lanches. Nesta quarta-feira, dia 9, a ação ocorre no distrito de Aritaguá e na quinta-feira, dia 10, no distrito de Sambaituba.
As crianças receberam a Biblioteca com muita expectativa e a chegada dos livros e dos animadores causou rebuliço. O estudante João Vítor Nascimento Santana, do 5º ano, afirmou que acha importante eventos como aquele para incentivar a leitura. “A gente se desenvolver mais. Gostei muito. Vieram novos livros para ler”, afirmou.
O secretário de Cultura, Paulo Atto, presente ao primeiro dia do evento, observou que um dos objetivos de levar esse projeto a zonas distritais é democratizar o acesso à cultura. “A nossa ação é para que a Prefeitura tenha capilaridade e que suas atividades sejam estendidas e não fiquem apenas no centro da cidade. Vimos também a importância que este tipo de evento tem para a vida das crianças, pois foi possível ver a alegria das mesmas diante dos livros e das estórias narradas pela contadora.”
Projeto incentivador - A presença da contadora de estórias Mírian Oliveira, trouxe para as crianças uma nova maneira de ver a leitura e ela revelou seu entusiasmo com a atividade. “Ler estórias para as crianças é uma experiência maravilhosa, pois a partir do momento que ouvem eles aprendem a apreciar a leitura. Eu acho que a Secretaria de Cultura deveria estender este projeto da biblioteca para o ano todo”, afirmou.
Para alguns pais, a biblioteca, além de ter sido bem recebida pelas crianças, foi uma surpresa e destacaram a decisão da Secretaria de Cultura de facilitar o acesso à literatura para expandir o conhecimento das crianças. “Incentivar crianças à leitura, estimula a mente, desenvolve a leitura, é muito bom para que deixem de lado os celulares e a televisão” revelou Edilene Santos Alves, dona de casa e mãe de um dos alunos.
Programação - A Secult continua com sua programação em comemoração ao mês da criança até o dia 31 de outubro, com o seguinte cronograma:
Dia 15, Terça-feira: Coutos;
Dia 16, quarta-feira: Santo Antônio;
Dia 30, quarta-feira: Banco do Pedro;
Dia 31, quinta-feira: Inema.